CACHORRO-COM-DODÓI

Remédios que matam seu cachorrinho!

REMÉDIOS QUE MATAM SEU CACHORRINHO

cachorro_dodoiAté parece que a adaptação do cão a vida doméstica e em especial ao homem, aconteceu também no campo terapêutico. Ao contrário do gato, o cão sofre menos dos efeitos da “auto medicação”. Ainda assim vários consultórios atendem muito casos de intoxicação por medicamentos humanos.
Muitas vezes o medicamento até tem indicação para os cães , mas são ministrados em doses inadequadas.
Noutras vezes a intoxicação ocorre com medicamentos tópicos, pois o animal pode lamber pomadas e outras soluções tópicas.
Existem ainda aqueles casos de intolerância racial á certos medicamentos como o caso do antiparasitário Ivermectina amplamente usado na medicina veterinária.
Outros casos, menos comum em cães que nos gatos é da intoxicação por medicamentos proibidos para cães que podem levar a morte na dependência da dose e do tempo que foi ministrado.

MEDICAMENTOS PROIBIDOS PARA CÃES:

– Diclofenaco de potássio (Cataflan®)
– Diclofenaco sódico (Voltaren®) e a grande maioria dos anti-inflamatórios de uso humano.
– Piridium®.

MEDICAMENTOS DE USO RESTRITO EM CÃES:

– Ivermectina (Ivermec®, Vermectil®, Ivomec® entre outros). A ivermectina tem amplo uso em cães, mas os raças Collie, Border Collie, Pastor de Shetland, Sheepdog, Bearded Collie, Pastor Australiano e todos os seus cruzamentos são intolerantes ao seu princípio, apresentando sérias alterações neurológicas.

MEDICAMENTOS DE USO CONTROVERSO EM CÃES:

– Acetaminofem/Paracetamol (Tylenol®)
– 5- Fluororacil (Efurix®). De uso tópico se ingerido causa grave intoxicação.
– Risperidona (Risperidon®).

MEDICAMENTOS QUE REQUEREM CUIDADO NA DOSE:

– Metronidazol (Flagyl®). Dose alta pode causar sintomas neurológicos.
– Sulfa-Trimetroprina (Bactrim®). Quando em dose alta podem causar displasia de medula óssea levando a anemia e Hepatopatia em Labradore
– Sulfassalazina (Azulfin®). Pode causar olho seco (KCS) nos cães.
– Aspirina. A dose em cães deve ser muito menor que a dose em humanos.

Além dos casos de intoxicação medicamentosa, existem vários outros casos até mais comuns no dia a dia veterinário, pois os cães experimentam tudo com a boca e acabam engolindo até aquilo que menos imaginamos. E o caso de cebolas, chocolates, venenos, adubos, plantas e outros medicamentos de uso humano.
A regra acaba sendo a mesma em todas situações. Quer seja gato, cão ou mesmo o homem:não devemos fazer “automedicação” nunca.

fonte: http://petcare.com.br/blog/remedios-proibidos-para-caes/

Cuidados básicos caso seu cão esteja envenenado:

Dê carvão ativado em água ao cão, produto encontrado em farmácia;
Leve o animal ao veterinário imediatamente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>